sábado, 30 de abril de 2011

Juramento de Hipócrates

"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.  Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.   A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substãncia abortiva.  Conservarei imaculada minha vida e minha arte. Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam. Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."



sábado, 5 de março de 2011

Equação

Observar as pessoas torna-se mais interessante dia após dia. Ultimamente venho observado a forma de lidar com seu próprio futuro usada por cada pessoa, e devo dizer que algumas dessas formas são absolutamente promissoras e outras absurdamente despreocupadas.

Há pessoas decididas sobre o que querem desde cedo; outras acreditam saber, mas não há certeza; existem aquelas indecisas sobre qual partido tomar, mas descobrir torna-se prioridade; e por fim, há um grupo em particular que não sabe, parece não querer saber, e tem raiva dos que desejam ajudar.

O futuro acima citado não engloba apenas a parte profissional, mas sim um todo. Alguns enchem-se de espectativas para o futuro, mas nada fazem para alcançá-las, vem à base do que for para ser, vai ser; e o que tiver que ser, será", este comodismo transforma-os em frustrados.

Os indecisos em algum momento se encontrarão, porém o caminho está longe de terminar. Quanto aos decididos, apenas saber o caminho não basta, e preciso caminhar. A partir do momento em que uma decisão é tomada a equação para chegar aonde se deseja ir torna-se a mesma.


Foco+Perseverança+Esforço+Força de Vontade+Sacrifício+Superação+Fé = Sucesso



Por todo o caminho surgirão obstáculos a serem vencidos, mas nunca se deve desistir. Muitas vezes pode sentir-se como num labirinto: preso, sufocado, amedrontado, sem esperança e prestes a desistir; é aí que entram a fé e a perseverança. Desistir de um sonho é como matar uma parte de si, sonhos fazem parte das pessoas. Os que não cultivam seus sonhos ou nem mesmo incitam-se a sonhar, estes jamais poderão ser completos, afinal crêem que já estão.

Sonhos são parte importantíssima de nossas vidas, nos definem, nos influenciam a ir além do convencional, nos fazem voar e criam um tipo de mundo só nosso. Jamais deixe de alimentar e perseguir seus sonhos, são parte de você, então deixe-os escapar por entre os dedos. Afinal de contas, superar limites é a rotina de nossa existência e o esforço é o que dá gosto ao sucesso.